Felipe Santos / Ceará SC

O meio-campista Vinicius Zanocelo conheceu nesta sexta-feira, 23, o Centro Cultural do Ceará Sporting Club. Conduzida pelo historiador e educador museal Gabriel Arcelino, responsável pela gestão do museu alvinegro, a visita guiada teve como objetivo apresentar ao atleta a vitoriosa trajetória do Mais Querido.

O momento, idealizado pela diretoria cultural do Time do Povo, serviu para fortalecer o vínculo criado entre Zanocelo e o Ceará desde a sua chegada à capital cearense. Contratado por empréstimo junto ao Santos em 2025, o meio-campista foi adquirido em definitivo pelo Alvinegro, com contrato firmado até o final de 2028.

“Estou muito feliz e honrado em conhecer a história do nosso Vozão. Já sabia do passado coberto de glórias, mas estar aqui, vendo tudo de perto, nos motiva ainda mais a querer dar essa alegria ao torcedor. Espero retribuir todo o carinho e que possamos fazer parte da história do clube daqui a alguns anos, com essa trajetória linda que o Ceará tem, cheia de ídolos”, afirmou Zanocelo, em entrevista ao cearasc.com.

Durante a visita, o volante conheceu algumas das taças mais importantes da história do Alvinegro de Porangabuçu, entre elas a do Torneio Norte-Nordeste de 1969. O Ceará pleiteia junto à Confederação Brasileira de Futebol, com apoio da Federação Cearense de Futebol, o reconhecimento da competição como Campeonato Brasileiro.

"A visita de atletas do futebol profissional ao Centro Cultural do Ceará S.C. é uma ação muito importante para que quem veste hoje a camisa alvinegra possa valorizar o Passado de Glórias que definiu o que é o Vozão em nossos dias. Para que conhecendo o caminho trilhado por incontáveis atletas ao longo de mais de 111 anos de história, esses jogadores compreendam a importância desta instituição e possam eles também consolidar um presente vitorioso. Conquistando títulos, engrandecendo o acervo de taças em nossas exposições e garantindo também um espaço entre os grandes ídolos do clube em nossas paredes", disse Gabriel Arcelino.

Consulado Alvinegro

Além do tour pelo Centro Cultural, Zanocelo também recebeu informações sobre o funcionamento do Consulado Alvinegro, considerado o quarto maior projeto do tipo entre clubes do Brasil, com 273 unidades espalhadas pelo país e no exterior.

A iniciativa tem como objetivo aproximar o torcedor que reside fora da capital cearense do Time do Povo, além de atuar como elo entre os alvinegros espalhados pelo mundo, fortalecendo a identidade e a presença do Ceará além das fronteiras do Estado.